quinta-feira, 23 de março de 2023

LIGA ESPORTIVA DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA É RESGATADO APÓS 20 ANOS DE FUNDAÇÃO SEM NUNCA TER ATUADO NO MUNICÍPIO.

São Pedro da Água Branca - MA

Com presença do fundador e único presidente Edson Locutor, em grande assembleia com os esportistas da cidade nesta quinta-feira, 23 de março de 2023, ficou definida a nova diretoria da Liga Esportiva de São Pedro da Água Branca, que deve ser reativada no município depois que tudo for oficializado juridicamente.

De acordo com informações apuradas pela nossa redação (REPÓRTER AÇÃO) a nova diretoria já foi formada e trás o esportista Rafael como presidente e Rui Mendes (Bodim) como vice-presidente.

Com ativação da Liga Esportiva no município as competições a qual são de responsabilidades da Liga no caso principal do futebol serão organizadas unicamente pela instituição, que receberá valores anuais repassados pela prefeitura para a execução das competições listadas no calendário esportivo anual.

ENTENDA O CASO
A Liga Esportiva foi fundando há 20 anos atrás pelo então diretor de esportes da época Edson Lima, ainda na gestão do ex-prefeito Nerias Teixeira, ainda no ano de 2003, desde a fundação da Liga Esportiva, o único presidente e fundador da instituição foi embora do município e a liga nunca foi ativada par os seus devidos fins.

Texto: Willian Costa

o fundador da liga Edson Lima ladeado pelos
seus sucessores - Rafael e Rui Mendes




terça-feira, 21 de março de 2023

COM INTENSAS CHUVAS REGIÃO DO RIO TOCANTINS FICA TOTALMENTE ALAGADA DESABRIGANDO DEZENAS DE FAMÍLIAS

São Pedro da Água Branca - MA

Com as constantes chuvas no inverno desse ano de 2023, a região do Rio Tocantins no município de São Pedro da Água Branca, ficou totalmente tomada pela água, assim desabrigando forçadamente muitas famílias, que viviam na área.

Recentemente no período de 15 a 20 de março do corrente ano, a Defesa Civil do município de São Pedro da Água Branca, concluiu um relatório sobre as áreas bastante atingidas pelas vazantes do rio.

Relatório técnico sobre as enchentes causadas pela elevação do Rio Tocantins na região de São Pedro da Água Branca/MA

As fortes chuvas na região do rio Tocantins têm elevando o nível do mesmo, causando enchentes, inundações e alagamentos ao longo de suas margens, córregos e rios afluentes, colocando o Município de São Pedro da Água Branca/MA em estado de alerta.

O município possui cerca de 90 km de extensão margeados pelo rio Tocantins, onde se encontra mais 300 famílias ribeirinhas, que se utiliza das vazantes para produção da agricultura familiar e pecuária, com as cheias do rio Tocantins, as estradas vicinais que dão acesso às zonas rurais do município, utilizadas pelos ribeirinhos para escoamento de suas produções estão todas submersas e com grandes danos estruturais, o que dificulta o acesso às propriedades rurais e coloca em risco a vida de pessoas que fazem de tudo para não perder suas produções e criações, se arriscam fazendo trajeto com embarcações superlotadas.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil através da gestão municipal tem monitorado e acompanhado de perto todos os problemas relacionados a cheias do rio Tocantins. Os ribeirinhos que se encontravam em situação de emergência foram evacuados dos locais de possível alagamento, os mesmo se alojaram em casa de familiares e estão sendo acompanhados de perto pela Assistência Social, muitos tiveram percas significativas em suas lavoras e criações.

O sinistro o ocorrido promoveu grandes impactos à saúde da população de São Pedro da Água Branca, uma vez que interferiram no bem estar da sociedade e na infraestrutura no serviço de saúde, ocasionando prejuízos emocionais, traumas físicos, doenças agudas e infecciosas, o hospital municipal registrou um aumento de 60% (sessenta) na procura de medicamentos referente às doenças de síndrome gripal e uma superlotação de leitos de enfermaria com vários casos de diarreia e outras doenças que estão diretamente ligados às enchentes ocasionadas pelo Rio Tocantins.

Na data de 20/03/2023, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu alerta de chuvas intensas no Maranhão, o qual se confirmou para a região oeste do estado (em laranja), com um grau de severidade e índice de chuva de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos.

Mais informações:
A Defesa Civil municipal de Imperatriz que acompanha de perto o monitoramento da barragem hidrelétrica de estreito (UHE) informou que o nível do rio Tocantins esta a 6,54m acima do nível que é considerado normal. A vazão defluente registrada para essa data é de 10.500 m³/s, tendo sua normalidade em torno de 5.000 a 6.000 m³/s

Willian Costa - Repórter Ação
Com informações da Devesa Civil Municipal


sábado, 18 de março de 2023

COPA DO BRASIL: ÁGUIA DE MARABÁ VAI MANDAR JOGO DA 3ª FASE EM BELÉM

Marabá - PA

Após chegar a terceira fase da Copa do Brasil 2023, eliminando pelo caminho os times do Botafogo-PB e o Goiás-GO, o Águia de Marabá, agora aguarda o próximo adversário que pode ser um clube de grande expressão do futebol brasileiro.

O presidente do time marabaense Sebastião Ferreira, informou que atendendo um pedido do governador do estado, Hélder Barbalho (MDB), decidiu levar o jogo para à capital. Segundo ele, será uma grande oportunidade de uma maior arrecadação aos cofres do clube, com uma maior possibilidade de público no estádio, que oferece mais capacidade para espectadores.

O presidente falou ainda, que será um grande evento também de reabertura do novo Mangueirão após reforma e com isso, se torna uma grande atração para o público tanto da capital como do interior, o que pode ajudar o time marabaense em vários aspectos na atual faze da Copa do Brasil.

Veja os possíveis adversários do Águia na 3ª fase
Flamengo, Palmeiras, Athletico-PR, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Fortaleza, Corinthians, Santos, Internacional, América-MG, Bahia, Botafogo, Cruzeiro, Grêmio e Coritiba.

Texto: Willian Costa


sexta-feira, 17 de março de 2023

PROFESSOR DE LINGUAS DE SÃO PEDRO DA ÁGUA BRANCA PARTICIPA DE INTERCÂMBIO NA EUROPA

São Pedro da Água Branca - MA, Brasil

O educador pagou um pacote de intercâmbio de inglês com recursos próprios para a empresa Fluencypass que trabalha com esse tipo de empreendimento. Os estudos vai do dia 03 a 19 de março. 

Participar de um intercâmbio de língua inglesa na Europa parecia ser um sonho distante para o Professor Antônio de Jesus Lima, que leciona na rede de ensino Estadual e Municipal de São Pedro da Água Branca. O educador economizou e investiu, do próprio bolso, cerca de 11mil reais em um intercâmbio de duas semanas no pais  de Malta, que fica localizado no continente europeu.

Originário de uma família humilde, Antônio de Jesus Lima, 35 anos, já passou por muitas dificuldades na infância e juventude, “Sou uma pessoa que devo tudo que conquistei à educação. Estudei e me dediquei para chegar até aqui. Estou muito feliz pelo reconhecimento que recebo diariamente dos meus alunos e da convivência com meus amigos educadores. Sou grato a Deus por ter me proporcionado esse momento”, disse Antônio de Jesus.

“Tem sido duas semanas de muito estudo e trocas de conhecimento entre pessoas de várias nacionalidades, uma experiência enriquecedora para minha vida pessoal e para as aulas que vou lecionar daqui por diante. Conhecer não apenas a língua, mas também a cultura dos que falam o idioma torna o aprendizado muito mais significativo”, concluiu.

Fonte: Blog O Folheto10 - Gilvan Alves


quinta-feira, 2 de março de 2023

MAIS ILUMINAÇÃO POR TODA PARTE: RPEFEITURA MUNICIPAL CONTINUA ILUMINANDO À CIDADE COM NOVAS LUMINÁRIAS

São Pedro da Água Branca - MA

Secretaria Municipal de Obras através da equipe da iluminação pública continua instalando novas luminárias de leds em diversos pontos da cidade, agora chegou a vez da rua Santa Tereza, próximo ao Hotel Brasil receber as novas luminárias com luzes de led.

Os trabalhos foram desenvolvidos na manhã desta quinta-feira 02/03, o que vai proporcionar um melhor aspecto da cidade e mais segurança para população, principalmente à noite. A equipe da iluminação vem fazendo por toda cidade desde do inicio da gestão Marília e Túlio, a substituição da lâmpadas antigas por luzes de leds, também instalando novas luminárias, que deixam à cidade bem mais iluminada.

Willian - Repórter Ação