Ocorreu nesta terça-feira 20/06 no Centro Catequético Padre Geraldo, a VI Conferência Municipal de Assistência Social, estiveram presentes nesta conferencia, o vice prefeito do município: Gildeon Silva, os vereadores: Zé Lima e Raquel Pereira, do (PT) e o vereador: Didi do (PHS).
Também estiveram presentes os secretários do município: Sebastiana Gomes - (Sessé) - Secretária de Assistência Social, Gilvan Alves - Secretário Municipal de Saúde, Rennan Rocha - Secretário Municipal de Cultura, Arleneth Aguiar - Secretaria da Mulher, Riba do Najá - Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rui Mendes - Diretor de Esportes, Leon Oliveira - Chefe de Gabinete do Prefeito Pelezinho, Conselho Tutelar, CMDCA e a participação da sociedade civil organizada.
A VI Conferência de Assistência Social, destacou o tema: Garantia de Direito no Fortalecimento do SUAS - Sistema Único de Assistência Social. Com o objetivo em avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios e eleger delegados para Conferência Estadual de Assistência Social e como objetivos específicos.
No ato do evento foram ministradas algumas palestras, onde ficou esclarecido muitos detalhes do funcionamento do SUAS, através da Assistente Social do Município - Thaisa Duarte, e também sobre o funcionamento do "Centro de Referencia da Assistência Social" CRÁS parte esclarecida pela diretora - Suelene de Sousa. Na ocasião também foram apresentados e debatidos 04 eixos importantes para nossa sociedade.
EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como
paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;
EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no
SUAS;
EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre
serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos
socioassistenciais;
EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e
corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos
socioassistenciais.
Ao final da Conferência foram formados os grupos e debatido os relatórios e moções,
em seguida eleitos 5 conselheiros e seus respectivos suplentes para fazer parte do Conselho Municipal de Assistência Social, depois disso o próprio CMAS escolherá os
dois delegados, que serão responsáveis em levar o relatório final até a conferencia estadual, que ocorrerá em São Luis - capital do estado.
Reportagem: Willian Costa
Fotos: Edinaldo Silva
![]() |
Irmão Fêora cantando musica evangélica na Conferencia |
![]() |
Equipe do CRÁS |
![]() |
A hora do lanche |
![]() |
Equipe Assistência Social e Crás |
Nenhum comentário:
Postar um comentário