quinta-feira, 29 de agosto de 2019

VALE APRESENTA ESTUDO ARQUEOLÓGICO DE REGIÃO DE SÃO PEDRO

São Pedro da Água Branca - MA


Na manhã desta quinta-feira 29/08, pesquisadores da empresa Amplo, prestadora de serviço para a Vale, entregaram o estudo arqueológico realizado no município de São Pedro da Água Branca, sobre vestígios, costumes e culturas antigas.
Na oportunidade estiveram presentes no encontro realizado na sala de reuniões da prefeitura municipal, o prefeito Gilsimar Ferreira (PELEZINHO), o secretário de meio ambiente - Riba do Najá, secretário de cultura - Rennan Rocha, secretário de administração - Geraldo Costa, secretário de finanças - Samuel Kesley, secretário de infraestrutura - Francimar do Vale, secretário de agricultura - Jaider Duarte, secretária de Assistência Social - Sessé, secretário de educação - Ivan Torres, o secretário de Saúde - Gilvan Alves, e demais servidores do município.

O estudo proporcionado pela Mineradora Vale, trás o seguinte tema: Resgate arqueológico da expansão da Estrada de Ferro Carajás. De acordo com os pesquisadores a origem da cidade foi estuda, tempos dos povos ainda nos anos de 1970, quando pessoas da Bahia, Minas Gerais e Espirito Santo vieram para esta região. 

A nossa cultura e turismo também foram avaliados pelos analistas, que ainda encontram mais de  2 mil fragmentos da época dos Tupis Guarani, que segundo os estudos já viviam na região há mil anos atrás, grupos chamados pela arqueologia de "ceramistas".

Através desse estudo, a palestrante da empresa Amplo, deixou todos informados de que  a empresa Vale, está aberta aos projetos culturais da região explorada pela Estrada de Ferro Carajás. Cultura Turismo, Agricultura Familiar e Meio Ambiente são fundamentais para um grande avanço das comunidades.








Reportagem e fotos: Willian Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário