terça-feira, 3 de novembro de 2020

ARTISTA PLÁSTICO DE SÃO PEDRO FICA ENTRE OS MELHORES DO MARANHÃO NO PROJETO ARTE EM CORES

São Pedro da Água Branca - MA

O Ministério do Turismo e a Empresa Vale promovem o Projeto "Arte em Cores". Por iniciativa do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Vale, o Arte em Cores foi elaborado para promover e qualificar artistas plásticos do Pará e Maranhão, e ao mesmo tempo levar mais cores para as ruas de 15 cidades nos dois estados.

Desenvolvido para promover a arte urbana em municípios do Maranhão e Pará, o “Arte em Cores” já selecionou os 50 artistas que irão para a próxima fase do projeto. Desses, 25 são de municípios do Maranhão. Nesta etapa do projeto, serão ofertadas oficinas on-line a fim de ampliar a técnica desses profissionais. Ao todo foram 110 trabalhos inscritos nas 15 cidades atendidas pelo edital. O projeto vai distribuir ainda R$ 75 mil em prêmios para artistas com experiência em pintura, desenho, arte urbana, graffiti, quadrinhos, ilustração, mangá e colagens, entre outros.

Para o artista plástico, Eder Alves de Sousa, do município de São Pedro da Água Branca, o sentimento é de gratidão. “Chegamos nessa vida como uma tela em branco. Nossas decisões vão colorindo essa tela, assim como situações em nossa volta. Vejo esse projeto, ainda mais em uma cidade tão pequena como a minha como mais uma pincelada importante nesse quadro da vida”, agradece. O Arte em Cores é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Vale. A lista com os nomes dos 50 artistas selecionados já está disponível: linktr.ee/arteemcoresmove.

Conheça artistas selecionados pelo projeto no Maranhão: Eder Alves de Sousa (São Pedro da Água Branca). Emilly Cristine Costa Silva, Evanda Freitas de Oliveira Sousa, Leane de Sousa da Silva, Marcelo de Sousa Mesquita , Maria Delmonde, Shayenne Carmem Sousa Dias,  Vagner Salasar Santana e Walison Melo Teixeira (Açailândia);  Carlos Augusto Rodrigues Pereira, Cleyton Ferreira Santos, Francisco Alves Cavalcante Neto, Jesiel Sousa Cruz, Jose Reinaldo Costa Ferreira, Reginaldo Ferreira Silva e Sydney Ramalho de Melo (Alto Alegre do Pindaré); Miguel Sousa (Pindaré Mirim); Ana Beatriz Silva Mesquita, Marcos Vinicius Reis Oliveira e Maria Divina Silvade Sousa, (Santa Inês); Daniel Sousa de Almeida (Igarapé do Meio); Beatriz Marian Ferreira Garcez (Vitória do Mearim); Bruno de Jesus Martins Costa, Ellen de Kássia Sousa Ericeira e Itevalda Machado da Silva (Arari).

Os artistas terão 15 dias para elaborar os painéis

O resultado positivo no número de inscrições deveu-se também à ampla divulgação das inscrições do edital alcançando mais de 154 mil pessoas dos municípios participantes. “O engajamento das comunidades nesta etapa revela que teremos um público regular acompanhando o desenvolvimento dos trabalhos dos artistas e as futuras atividades. Esta adesão, em tempos de pandemia, é muito significativa”, comemora o coordenador do projeto, Gilberto Scarpa, da Vivas Cultura e Esporte.

PRÓXIMAS ETAPAS  – Os 50 artistas selecionados por um júri especializado terão a oportunidade de participar de uma oficina on-line sobre referências estéticas, técnicas e suportes de arte urbana. Simultaneamente, a organização do projeto está enviando um kit para a produção das obras para as residências dos artistas nos municípios paraense de Bom Jesus do Tocantins, Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã, com sprays e latas de tinta, pincéis, pigmentos, um painel de MDF de 0,9m x1,85m e outros equipamentos de trabalho e proteção.

Fonte: www.oimparcial.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário