segunda-feira, 29 de outubro de 2018

SECRETÁRIO DE SAÚDE FALA DE ATENDIMENTOS EMERGENCIAIS NO DIA 28/10

São Pedro da Água Branca - MA

A nossa reportagem conversou com o secretário de saúde do município, Gilvan Alves, após os atendimentos de emergência no pronto socorro do Hospital  Municipal, na noite de domingo 28/10, dia que ocorreu eleição presidencial, havendo muito movimento na cidade pós resultado final, consolidando a vitória ao candidato do (PSL) Jair Bolsonaro.
O secretário Gilvan, afirmou que fez questão de ir ao hospital pra contribuir e ajudar no atendimento também como enfermeiro ou de alguma forma auxiliando à equipe que prestava o socorro para estabilizar o paciente, enquanto a ambulância disponível já estava a caminho de Imperatriz, com outro paciente acidentado na mesma noite. Diante desse fato, o secretário pediu socorro ao município vizinho, Vila Nova dos Martírios, solicitando uma ambulância.

Segundo Gilvan, essa foi a primeira vez nessa gestão que o município de São Pedro da Água Branca, precisou de uma ambulância do município vizinho. "Isso é um procedimento normal dentro de nossas parcerias, nós já emprestamos as nossas ambulâncias em varias ocasiões para o Município de Vila Nova, agora foi a vez deles nos ajudar. Não Vamos perder o paciente encaminhando as pressas para Imperatriz, nesses momentos temos que ter frieza e entendermos que nossa função é tentar salvar a vida da pessoa, pressa sem precauções as vezes não ajuda muito". Disse o secretário - Gilvan Alves.

"Não podemos encaminhar um paciente as presas para Imperatriz, porque corre um grande risco da pessoa vim a óbito dentro da ambulância, não resistindo ao percurso. Primeiramente estabilizamos a situação do paciente ainda no hospital, procedimento que não é fácil fazer dentro da ambulância em movimento, devido a esse atendimento da forma correta, ele chegou com vida no hospital de maior complexidade". 

Em relação a ambulância do SAMU, que apresentou problemas na parte elétrica, o secretário disse já ter encaminhado para Imperatriz desde da semana passada, e está aguardando ser finalizado o concerto. O prefeito Pelezinho, esteve na oficina pedindo agilidade aos profissionais para resolver o problema, pois se tratar de um veiculo de fundamental importância para saúde pública do município de São Pedro da Água Branca.

Sobre a ambulância que foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal em Imperatriz, o secretário disse que à equipe jurídica do município tem trabalhado para legalizar o veiculo, ao que tudo indica na primeira quinzena de novembro está ambulância será liberada e estará disponível para saúde pública.

O secretário Gilvan Alves, falou também do comportamento da vereadora, Sonia Maria (PSC). Segundo o secretário, às equipes de profissionais tem reclamado do comportamento da vereadora nesses momentos de socorro médico ao um paciente, quando à equipe precisa de tranquilidade para desempenhar os serviços, o secretário afirmou que, algumas medidas serão tomadas quanto a isso o mais breve possível.

Reportagem: Willian Costa
ASCOM - Prefeitura Municipal - SPAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário