domingo, 5 de maio de 2019

AFUÁ, A VENEZA MARAJOARA, É A CIDADE DAS BICICLETAS NA AMAZÔNIA.

São Pedro da Água Branca - MA

Afuá, fica no estado do Pará, aqui automóveis são proibidos e a água permeia a maior parte da região, Afuá é uma espécie de Veneza do Norte brasileiro. Localizada noroeste da Ilha do Marajó, o município flutua acima de rios e forma labirintos entre as casas ribeirinhas, a orla e os igarapés. Assim como em Amsterdã, a bicicleta é parte da identidade e cultura local.
Rodeada pela vegetação amazônica, a cidade é toda suspensa em palafitas, plataformas de madeira onde circulam pessoas, bikes e Bicitáxis, veículo não motorizado de quatro rodas montado a partir da junção de duas bicicletas. Construções de alvenaria e madeira formam a arquitetura local, resultando numa beleza simples e mais distante das grandes civilizações cercadas por muralhas de pedras.

Chamada também de Veneza Marajoara e Amsterdã dos Trópicos, o destino exótico tem como uma de suas principais atrações o Festival do Camarão, que acontece anualmente no mês de Julho e atrai multidões interessadas em degustar o camarão de água doce e curtir o som das bandas regionais. A gastronomia fica completa com outras delícias da região Norte: Tacacá, camarão no bafo, maniçoba, mujica de camarão e açaí.

Afuá fica na divisa do Pará com o Amapá. Por isso, a melhor maneira de se chegar ao município é por Macapá, onde fica o aeroporto mais próximo. Do píer do Santa Inês, na capital amapaense, saem barcos frequentes para o município.














Fonte: Redes sociais - Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário