sexta-feira, 24 de agosto de 2018

SÃO PEDRO RECEBE ENCONTRO DE SECRETARIAS DE AGRICULTURA DA REGIÃO

São Pedro da Água Branca - MA

Nesta sexta-feira 24/08 ocorreu na sede do município o 4º Encontro do (Consórcio Intermunicipal de Secretarias de Agricultura da Regional Carajás). O Consórcio tem como um dos principais objetivos unir forças para fortalecimento da agricultura familiar e já conta com a participação de oito municípios da região.
O encontro realizado em São Pedro da Água Branca, foi organizado pelo secretário municipal de agricultura, Jaider Duarte, e contou com a presença do representantes das oito cidades. O prefeito Pelezinho, abraçou as propostas de desenvolvimento para agricultura, trazidas pela as ideias do Consórcio. Também esteve presente o prefeito de Cidelândia, Fernando Teixeira, que deixou o seu recado a favor das parcerias entre as secretarias municipais.

Participaram do encontro, represente da empresa - Vale, SEBRAE, o vice prefeito, Gildeon Silva e cinco vereadores de São Pedro: Zé Lima, Francildo Moura, Francisco Elias, Patricia Carvalho e Raquel Pereira. Representantes de associações e trabalhadores do campo acompanharam a reunião que trouxe informações e levantamentos importantes para o progresso da agricultura da região.

Para o coordenador do consórcio, Valdinar Barros, a ideia surgiu da de trabalhar as temáticas que envolve os municípios da Regional Carajás, que tem como coordenação à AGERP - Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão, para que possamos melhorar à agricultura familiar, auxiliando com laboratórios de análises de terra e etc...

Durante o encontro ainda foi levantado outras questões relacionadas ao desenvolvimento das secretarias dos municípios da Regional Carajás:

Fiscalização de produção;
Construção e reformas de matadouros;
Criação de leis municipais para agricultura;
Execução da lei de expensão;
Buscar recursos através da empresa Suzano.
Valdinar Barros, afirmou que o encontro foi muito proveitoso, ainda recebendo ao final a presença do Secretário de Estado de Agricultura e Pecuária - Edjahilson Bezerra de Souza. Um prazo até o fim de 2018 foi estabelecido para os municípios se adequarem com algumas normatizações e leis que são de fundamental importância para o crescimento da agricultura familiar. O próximo encontro ficou agendado para ocorrer no dia 21/09 em Açailândia/MA.

Reportagem: WillianCosta
Fotos: Edinaldo Silva








Nenhum comentário:

Postar um comentário