quinta-feira, 27 de junho de 2019

VILA NOVA: SÓ 3 VEREADORES COMPARECERAM NA SESSÃO QUE DEVERIA MUDAR NOMES DE BAIRROS

Vila Nova dos Martírios - MA


A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE VILA NOVA DOS MARTÍRIOS Suspende a votação do Projeto de Lei Municipal de mudança dos nomes dos BAIRROS: VILA JOÃO PINTO e VILA VÁ  por falta de quórum.
Apenas três parlamentares compareceram na Sessão ordinária da Câmara  Municipal de Vila Nova dos Martírios, realizada nesta terça-feira 25/06. A sessão que teve convocação especial para população, não ocorreu por falta de quórum, só os vereadores: Dorisel Sousa Lopes, Janne Socorro Vieira Pinto e Francisco Reginaldo Ribeiro de Sousa, estiveram presentes no plenário.

A Câmara Municipal de Vila dos Martírios, tenta fazer cumprir a Lei Federal n° 6.454, de outubro de 1977, que proíbe em todo o território nacional, atribuir nome de pessoa viva ou que tenha se notabilizado pela defesa ou exploração de mão de obra escrava, em qualquer modalidade, a bem público, de qualquer natureza pertencente à União ou às pessoas jurídicas da administração indireta.

A mudança de nomes dos bairros é um projeto do Executivo Municipal, que pode ser submetido a sanções juridicas se caso não seguir a ordem judicial, tendo que mudar em um prazo de 60 dias, os nomes do bairros: (Vila João Pinto e Vila Vá). De acordo com o vereador Dorisel Sousa, Presidente da Câmara Municipal, os vereadores tem papel fundamental nessa discussão, com a participação da população que vive nos bairros em questão.

João Pinto, foi o primeiro gestor do executivo do município. Ele comandou a cidade durante 8 anos, elegendo depois o então sucessor, Vá Batista. Os dois são ex-gestores do município, muito conhecidos e queridos da população.

João Pinto esteve presente na Sessão que não ocorreu por falta de quórum, e disse que a Lei Federal tem que ser cumprida, mas mesmo assim seu nome permanecerá no coração de cada morador do bairro, afirmou o Ex-prefeito.

O caso que tramita na Justiça Federal desde 2017, é uma Ação Civil Pública,  acionada pelo Ministério Público Federal de Imperatriz. No projeto de Lei enviado pelo Executivo Municipal, trás a proposta dos seguintes nomes ( Vila Santa Lurdes I e Vila Santa Lurdes II), nomes que teriam ganhado grande rejeição por parte da opinião pública.


Agora a População e o Executivo Municipal, esperam que na próxima Sessão marcada para o dia 02 de julho, havendo quórum suficiente por parte dos parlamentares, seja definida a situação dos dois bairros populosos da cidade, que a partir daí, terão novos nomes.

Reportagem: Willian Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário