segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Programa Cultura Viva chega em São Pedro da Água Branca

São Pedro da Água Branca MA

Durante toda essa segunda-feira 18/12 agentes do Programa Cultura Viva, estiveram atendendo na Sala do Empreendedor, lideres de grupos culturais, igrejas e entidades  educacionais e comunitárias, ouviram as explicações dos agentes que vieram de São Luís capital do estado.
De acordo com Priscila, o Programa Cultura Viva, está mapeando os grupos culturais que já existem e as entidades e ao mesmo tempo orientando todos para entrar na plataforma Cultura Viva, para que eles possam ser reconhecidos por essa política do governo do estado.

POR QUE?
Uma vez estando registrados junto a politica nacional de Cultura Viva, os grupos passam a ser reconhecidos pelo Ministério da Cultura e podem buscar incentivos tanto através do governo estadual como federal, passando a ser reconhecidos pela sociedade de forma geral, obtendo mais força na hora de parceria também com a iniciativa privada.

Reportagem e fotos: Willian Costa




Política Nacional de Cultura Viva
A Política Nacional de Cultura Viva, lançada pelo Ministério da Cultura (MINC), foi criada em 2014 para garantir a ampliação do acesso da população aos meios de produção, circulação e fruição cultural a partir do Ministério da Cultura, e em parceria com governos estaduais e municipais e por outras instituições, como escolas e universidades.

Tornou-se uma das políticas culturais com mais capilaridade e visibilidade do Ministério da Cultura, presentes nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de cerca de mil municípios, promovendo os mais diversos segmentos da cultura brasileira.

Atualmente, atende iniciativas dos mais diversos segmentos da cultura: cultura de base comunitária, com ampla incidência no segmento da juventude, Pontos de Cultura Indígenas, Quilombolas, de Matriz Africana, a produção cultural urbana, a cultura popular, abrangendo todos os tipos de linguagem artística e cultural.

Fonte: http://www.sectur.ma.gov.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário