sábado, 26 de janeiro de 2019

AUGUSTINÓPOLIS: SUPLENTES ANTECIPAM SESSÃO E TOMAM POSSE NESTE SÁBADO E COMISSÃO PROCESSANTE SERÁ INSTALADA

Augustinópolis - TO

Prevista para segunda-feira, 28, foi antecipada para este sábado, 26, a posse dos 10 suplentes que por determinação judicial, assumirão a vaga dos vereadores presos e afastados do cargo, nesta sexta-feira, 25, por conta da Operação Perfídia da Polícia Civil e do Ministério Público, que constatou a cobrança de propina e mesada para aprovação de Projetos na Câmara Municipal de Augustinópolis.
A sessão de posse dos novos parlamentares acontece neste sábado 26 de janeiro de 2019, às 11h30 no prédio do Poder Legislativo de Augustinópolis Tocantins.

Logo após a posse será realizada uma sessão para eleição do novo presidente da Casa de Leis. Os vereadores entraram em acordo e o atual presidente que está com mandato vencido, será reconduzido ao cargo, por questão de segurança jurídica, pois é o único parlamentar titular do mandato.

Após a eleição do presidente, será criada uma Comissão Processante, que vai avaliar a conduta dos vereadores que foram presos e decidir pela cassação ou não do mandato dos 10. A Comissão terá segundo o Regimento Interno da Casa, até 180 dias para realizar os trabalhos, podendo serem finalizando antes.

ENTENDA O CASO...
Dez dos 11 vereadores de Augustinópolis, no norte do Tocantins foram presos pela polícia Civil, na manhã de sexta-feira 25/01, em cumprimento a mandados de prisão temporária. Apenas o presidente da Câmara de vereadores não teve a prisão decretada, mas foi levado para depor.

A operação está sendo feita pela Polícia Civil e o Ministério Público, são 14 mandados de busca e apreensão, dez de mandados de prisão e três de condução para depor.

Segundo a investigação os vereadores cobravam propina para aprovar projetos enviados pela prefeitura. A suspeita é de que o esquema movimentava cerca de 40 mil reais por mês.


Nenhum comentário:

Postar um comentário