sábado, 3 de junho de 2017

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA DE SÃO PEDRO, TRÁS TEMA SUSTENTÁVEL E ECONÔMICO SOCIAL.

São Pedro da Água Branca - MA

Aconteceu neste sábado 03/06 no Centro Catequético, a IV Conferência Municipal de Cultura, com o tema principal: “Cultura como Vetor de Desenvolvimento Social e Econômico”. Eixos: “Cidadania, diversidade e Participação Cultura e Sustentabilidade”.


A Conferencia tem como objetivo valorizar a Cultura Regional, propor estratégias que venha a expandir a mesma dando ênfase de Política Cultural entre o Artista, a obra e o observador. A organização com uma comissão formada pelo secretário de Cultura do município, Rennan Rocha, a secretária adjunta de Cultura, Professora: Luza, com a participação de Zélia Maria Morais e Sergio Oliveira Almeida.


Participaram da IV Conferência Municipal de Cultura, o vice prefeito: Gildeon Silva, o secretário de meio ambiente: Riba do Najá, secretário de finanças: Samuel Kesley, secretária de assistência social: Sebastiana gomes, secretário de agricultura: Jaider Duarte, secretário de saúde: Gilvan Alves. diretor de esportes: Rui Mendes, Arleneth Aguiar - departamento da mulher, os vereadores, Didi, Patrícia Carvalho e Raquel Pereira e Sonia Maria, grupos de danças, artesãos, artistas plásticos, escritores, poeta, cantores, compositores, representantes da comunicação local e a sociedade civil.

Na primeira parte da Conferencia foi bastante debatido na hora das falas o tema “Cultura como Vetor de Desenvolvimento Social e Econômico”, a maioria aprovou o tema escolhido, pois a Cultura se torna uma porta de investimentos que aquece a economia da cidade com eventos anuais e programados, para que assim se tornem eventos culturais e históricos do município.

Durante a IV Conferência ouve apresentações de dança de Carimbó, Feira Cultural Sabor e Arte, dança de Zumba e apresentação de musica em homenagem a Cultura, que animou e contagiou os presentes.

Na segunda parte da Conferencia, foram os formados os grupos de onde saíram as sugestões e foram discutidas em tempo estipulado de 40 minutos, e depois apresentadas por integrantes dos respectivos grupos.

Entre as sugestões de sustentabilidade e economia e cidadania, foram apresentadas as seguintes sugestões: Aproveitamento de material reciclável nas organização das festas culturais da cidade, uma gincana com jovens das escolas municipais e entidades valendo prêmios que deverão ser conseguidos de patrocínios pelo empresariado local,  tornar patrimônio do município locais importantes com o caso do córrego Denga e a Igreja Católica Matriz, realizar mutirões de  limpeza e ornamentação da cidade de forma voluntaria envolvendo a sociedade.

Uma das questões que também foi bastante discutida entre todos os grupos foi relacionado a resgatar festas da antigas como a festa da Galinha, que atualmente não é mais realizada, essa ideia foi debatida entre todos os grupos e foi definido com unanimidade em plenário que a cidade de São Pedro da Água Branca, Maranhão celebrará a “Festa da Galinha” onde também poderá acontecer durante este evento a Feira Cultural “Sabor e Arte”.

Todas as propostas para melhoramento e desenvolvimento sustentável e econômico da Cultura do município, foram aprovados com unanimidade pelo público presente em plenário, agora tudo será encaminhado ao gabinete do prefeito municipal, Gilsimar Ferreira – Pelezinho, que seguirá para a Conferencia estadual de Cultura marcada para o mês de julho em São Luís, capital do estado.

Reportagem: Willian Costa
Fotos: Edinaldo Silva


Secretário de Cultura Rennan e a sub secretária Luza ao lado do marido Sergio











Vice prefeito: Gildeon, representando o prefeito Pelezinho








Sub secretária de Cultura - Luza, secretário: Rennan e o vice prefeito: Gildeon
Apresentação dos Grupos


Nenhum comentário:

Postar um comentário