sábado, 8 de julho de 2017

I JORNADA MUNICIPAL DE CONFERÊNCIAS SUSTENTÁVEIS DE SÃO PEDRO

São Pedro da Água Branca MA

Ocorreu na sexta-feira 07/07 em São Pedro da Água Branca - Maranhão, a primeira Jornada Municipal de Conferências Sustentáveis, apresentando as seguintes pastas e seus temas: Meio Ambiente (Ambiente Sustentável e Qualidade de Vida). Cidade ( Cidades Sustentáveis Vida Saudável). Agricultura (Agricultura Sustentável na Perspectiva de Produção e Preservação).


A Jornada Municipal de Conferências reuniu autoridades, com presença do vice prefeito Gildeon Silva, que representou o executivo municipal, presença dos vereadores: Didi, Raquel Pereira, Patricia Carvalho e Jean Cláudio, secretários do município, trabalhadores rurais, pequenos e médios produtores e a sociedade civil organizada de forma geral.

Entre os objetivos almejados, a secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalha no sentido de melhorar a produção e consumo sustentáveis, Redução dos Impactos ambientais, geração de emprego, renda e educação ambiental. A cidade busca mais inclusão com participação social e cada vez mais justas. Agricultura, almeja implantar e modernizar trazendo avanços fazendo com que melhore a produtividade da região com os investimentos mais próximos do homem do campo. 

Na formação dos grupos com o tema: A cidade que queremos, houve debates que saíram diversas propostas como: Cidade - Sinalização de Trânsitos e ruas, plantio e corte de arvores organizado, coleta de lixo com caminhão coletor, urbanização, combater os lixões irregulares, iluminação da estação ferroviária, tambores para coleta de lixo.

Meio Ambiente: Sematur, Sistema de coleta de lixo seletiva, revitalização de rios e nascentes, arborização de vias, implantação do programa de educação ambiental, aterro sanitário lei: Nº 12305/2010. Implantação de rede de esgoto, lixão municipal mudar de local, lixo hospitalar resolver o problema.

Agricultura: Palestras aos agriculturas e mais orientações, Feira Agropecuária com parcerias Secretaria de Cultura e Cavalgada, comprar 25% dos produtos locais para consumo do próprio município, acompanhamento com técnico agrícola na zona rural, disponibilizar maquinários aos agricultores, projetos para zona rural, apoio ao assentamento Água Branca e parcerias entre as secretarias de Agricultura e Meio Ambiente na criação do viveiro arvores.


Todas as propostas foram aprovadas com unanimidade pela plenária, ao final eleitos os conselhos das três pastas da Jornada Municipal de Conferências Sustentáveis, formados por pessoas da sociedade civil organizada que moram do município de São Pedro da Água Branca.

Reportagem: Willian Costa
Fotos: Edinaldo Silva



Professor: Dionisío - Didi, mediador das conferências


















2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Fio muito bom fazer parte dessa Conferência municipal esperamos que as demandas que foram acertadas venham ser colocada em prática só assim podemos fazer uma avaliação precisa do nosso trabalho.

    ResponderExcluir